quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aos Jovens de Janduis, Objetos das Nossas Esperanças!

Fico feliz ao perceber que jovens estudantes universitários de Janduis (internautas) reagem ao processo de discussão sobre a construção democrática da vida administrativa do municipio e tentam ensaiar algumas noções do que seja democracia! Já fui jovem e como tal trazia no bojo do meu idealismo a revolta e a indignação contra tudo e contra todos… Achava que as minhas idéias de justiça social, de liberdade e democracia eram as melhores do tudo e que as opiniões do outros faziam parte do “que tudo mais vá pro inferno…!”(Isso mesmo, era o que Roberto Carlos aconselhava, na época, aos nosso jovens!)

Havia apenas uma diferença, comparando com os nossos dias! Naqueles tempos, nós, que a ditadura militar dizia sermos “inocentes úteis”, utilizados por subversivos, corriamos o risco de sermos presos, torturados e/ou mortos nos porões das masmormas dos órgãos de repressão… Hoje, os novos libertários devem render homenagem aos muitos jovens e adultos, que morreram ou foram mutilados para que,atualmente , qualquer um possa sentar-se diante de um computador e dizer o que bem entender, mesmo nada sabendo o que seja democracia, ditadura, etc, desconhecendo, também, a História de Lutas e Conquistas do nosso bravo povo de Janduis! Os futuros Historiadores de Janduis (hoje, universitários) não se devem deixar levar pela  ralas formulações que se formam no entendimento dos jovens quando se discutem os rumos da nossa História e dos destinos do nosso povo…

É preciso que os jovens, que têm todo o direito de criticar e emitir conceitos, lancem um olhar para o nosso passado recente, antes de 1983 e analisem a História abnegada e destemida da nossa gente! O que tínhamos? Miséria, Mortalidade, Fome, Exploração, Ignorância, Ausência de Direitos, Violência… E o principal: o nosso povo não tinha ESPERANÇA, não tinha FÉ,  que alguma coisa fosse acontecer para melhorar ou mudar sua trágica condição de vida! E naquela época, todos, inclusive os jovens, faziam as vezes dos 3 macaquinhos: olhos fechados (“não ví nada”!), boca fechada (“não disse nada!”) e ouvidos tapados (“não ouvi nada!”)…

Foi nesse contexto desesperador que o povo de Janduis ousou se levantar e dizer um basta, colocando na minha boca essas palavras: “Nós podemos viver melhor, basta ter coragem pra mudar!” O povo de Janduis é, portanto, o sujeito da sua própria História! Diga-se, de passagem, que naqueles dias, os jovens da cidade, que tinham condição de estudar fora, estavam, sempre, `a disposição dos “poderosos’! Quase ninguem se incomodava com a condição de escravos da nossa gente…

Foi pela coragem cívica das pessoas mais simples, pela sua decisão de mudar pelo voto democrátrico, que me ví à frente da trajetória libertadora e construtiva de um novo modelo de vida  do nosso povo! Já se passaram mais de 22 anos… Já sou prefeito pela Terceira vez… Nunca comprei um voto! Nunca aleguei nenhum trabalho meu para receber reconhecimento! Apenas, lamento que o povo de Janduis ainda não encontrou outros líderes para comandar a sua luta gloriosa e tenha me convocado sempre que de mim precisa… Mas tenho uma grande FÉ e uma enorme ESPERANÇA: AGORA, DESTA VEZ, VAMOS TER NOVOS VALORES, NOVAS LIDERANÇAS, MAS TODAS ELAS IDENTIFICADAS COM A NOSSA HISTÓRIA DE LUTAS PELA LIBERDADE, PELA DEMOCRACIA E DE CONSOLIDAÇAO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, QUE DISPENSAM O PESO HISTÓRICO DA PERSONALIDADE, SEJA ELA BOA OU MÁ: ISTO É DEMOCRACIA, UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PELO POVO, QUE NÀO DEPENDE NEM DA MINHA VONTADE, NEM DA SUA!   

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Vice que vestiu rápido a carapuça

2009-2010 foi um período de fogo pra mim. Uma bateria de exames mostrava que o cancer de Nina avançava de forma devastadora, diminuindo as nossas esperanças, abalando as nossas estruturas emocionais e prenunciando que a fatalidade da morte estava próxima… No meu silêncio, tinha que mostrar segurança pra Nina, equilibrio e otimismo para os meus pacientes, firmeza para os companheiros que comigo governam a Prefeitura de Janduis!  Nina, médica e com a coragem e a convicção da mulher russa, procurava demonstrar serenidade e perseverança… Quem a via, no trabalho ou caminhando, não entendia que ali estava uma pessoa com poucos dias de vida! Mas só parou pra morrer, sem demonstrar medo!

Pra ter mais tempo, reuni os cargos de confiança da Prefeitura e disse-lhes que ia passar o cargo pro vice-prefeito, José Bezerra. Pra meu espanto, disseram que não precisava. Podia eu ficar com Nina o tempo que necessário fosse, que a continuidade do processo administrativo eles garantiriam. Assim foi dito e assim foi cumprido! Não foi dito, mas ficou entendido que a equipe não o aceitava por causa das implicações rancorosas que ele (Zé Bezerra) alimentava e alimenta contra a maioria dos meus secretários e coordenadores, apontando defeitos e fazendo julgamentos a sua maneira. Ele, que foi por mim convidado para ser meu vice, contrariando a vontade de companheiros com mais apelo popular, como  Raimundo do Sindicato, Renio, Elvécio, entre outros…

Mas eu queria que Zé Bezerra governasse comigo a “quarto mãos”, pelo fato de ter de trabalhar na minha clinica, a doença da minha companheira; além do mais, Zé Bezerra já tinha sido meu secretário, foi escolhido por mim para ser o candidato do PT a prefeito de Janduis, sendo eleito com votação consagradora  o primeiro gestor municipal do Partido dos Trabalhadores no RN; apesar de ter fracassado como condutor administrativo, ter rompido com a gente, lançando-se candidato a prefeito de Janduis e obtendo uns cento e poucos votos, ainda o indicamos candidato, por duas vezes, a vice, sendo vitorioso…sempre com o meu apoio!

O problema de Zé Bezerra é que, apesar de uma certa “cultura” livresca, Deus não o dotou de disposição pra trabalhar e fenece pela ausência de um ideal de vida, precisando da luz e sombra de terceiros para se manter na vida. Mesmo assim, sempre procurei estimular o potencial criativo que ele deve ter… Hoje, pelo exemplo que ele está dando na Prefeitura de Janduis, entendo que, aproximando-se dos 60, Zé Bezerra não correspondeu… O seu “processo criativo interior”, que dá sentido à vida das pessoas, não floreceu e morreu! Foi destruido pelas frustações da sua vivência, pelas expectativas não elaboradas, pelo desleixo com os seus próprios sentimentos e, AGORA, pela deslealdade e falta de consideração por quem sempre teve as mãos estendidas pra ele!!!

Porém, não nutro ódio, nem tenho raiva de Zé Bezerra, a quem passei o comando da Prefeitura de Janduis, por razões que não podia fugir delas: 1 – dia 16 de junho, Nina completaria 60 anos; seu ultimo desejo, antes de morrer, era vir a Moscou, para se despedir do seu pai, Vassili, de quase 90 anos; da sua mãe, Maria, de quase 87 anos; do filho Andrei, estudante de Medicina, em Moscou; do seu irmão, Iure, das sobrinhas e dos filhos destas, além das colegas de escola e faculdade… Nina não conseguiu! Morreu, dia 15 de dezembro passado… Mas eu vim fazer valer a sua última vontade: estou em Moscou, desde o dia 16 de junho, como ela queria!; depois, dia 28 de junho, Andrei recebe o seu diploma de médico da mesma Universidade, onde estudei e, por ultimo, dia 6 de julho, mesma data em que eu e Nina nos conhecemos, Andrei casa com a russa Inga, médica como Nina…

Por último só quero pedir desculpas ao povo de Janduis pelos transtornos causados por Zé Bezerra, aos meus secretários e coordenadores , diretores e demais colaboradores pelos constrangimentos a que são submetidos por pessoas desqualificadas para o serviço público e colocada por ZB para nos humilharem e praticarem ações de vingança em seu nome!

Hoje, temos na PM de Janduis uma boa estrutura de governo, por nós criada nos últimos anos, que ZB não conseguirá demolir com os golpes traiçoeiros que aplica com os seus parceiros… Conclamo a todos a manterem a serenidade, o equilibrio, a confiança que têm em mim e a tenacidade na resistência no enfrentamento do mal e da insensatez de quem,   moral e eticamente, é desprovido de poderes e autoridade para desconstruir o meu Governo… Lembro, por ultimo ao cidadão ZB que a única coisa que voce podia fazer era cumprir com os preceitos constitucionais e a Lei Organica do Municipio de Janduis, no que tange as funções de um vice-prefeito que tem juízo!